Festival Universitário de Arte e Cultura do Rio de Janeiro

Para se compreender a gênese do Festival Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro – FEST-FIC/RJ é importante mencionar que ele é o primeiro projeto resultante do Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro – FIC-RJ –  um convênio firmado por 8 instituições públicas de ensino superior do estado: CEFET, IFF, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO.

Entre os dias 2 e 12 de julho de 2015, o FEST-FIC/RJ ocupará equipamentos culturais públicos, com ênfase nas praças, e universitários (auditórios, teatros, cinemas, galerias, salas de aula), com o objetivo de divulgar a produção artística e cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior em 15 municípios do Rio de Janeiro.

A programação incluirá apresentações artísticas, cursos de extensão, oficinas, mostras , exposições e performances contemplando múltiplas linguagens e formas de expressão e proporcionando a oportunidade de intercâmbio entre a arte produzida na academia e a produzida nas cidades em que se encontram estas Instituições.

A singularidade deste Festival está em valorizar as manifestações culturais produzidas no âmbito da Academia, agregada à produção de grupos e coletivos emergentes nas cidades que, através da arte,  valorizam os espaços públicos para manifestar seus contentamentos e denunciar seus desagrados.

O objetivo do FestFIC/RJ segue o anseio do próprio FIC-RJ: promover o diálogo e intercâmbio regulares, sistemáticos e institucionalizados entre Universidades e Instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro, tanto na esfera da produção cultural, difusão artístico-cultural-científica, quanto na formação de profissionais atuantes na produção, organização, gestão e difusão cultural, artística e científica. Além disso, irá articular conjuntamente ações que fomentem e favoreçam atividades e práticas culturais, engajando estudantes, técnico-administrativos e docentes das comunidades acadêmicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>