Sobre o FIC

Em 12 de março de 2014, foi constituído o Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro – FIC-RJ, como resultado de um convênio firmado por 8 instituições públicas de ensino superior do estado: CEFET, IFF, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO.

O FIC-RJ nasce da convicção de que é necessário e possível, sem abdicar da autonomia de cada instituição, instaurar interlocução e ação coletivas que fortaleçam a contribuição e presença de nossas Universidades e Instituições de Ensino Superior Públicas na construção de um campo cultural rico, diverso, dinâmico e democrático em nossas universidades, no Estado do Rio de Janeiro e no país.

Com o FIC-RJ, as Universidades Públicas assumem seu lugar e papel decisivos na conformação de uma esfera pública em que a cultura é decisiva e em que estamos desafiados a construir alternativas à colonização mercantil e à pasteurização empobrecedora que nos ameaçam. Em primeiro lugar, porque universidades são instituições que têm por objetivo a preservação, promoção, difusão da cultura, enquanto processo complexo, diverso e múltiplo, que reconhece e legitima múltiplas linguagens, sentidos e sujeitos. Em segundo lugar, porque são responsáveis pela educação de jovens que, sejam quais forem suas carreiras, são e devem ser cidadãos engajados na produção e promoção culturais. Finalmente, porque também estamos engajados na formação de profissionais que atuarão no campo da arte e cultura.

O FIC-RJ, enfim, é a afirmação de nosso compromisso na formação de jovens aptos a agirem numa esfera pública que favoreça a plena instauração da cidadania cultural numa sociedade democrática, rica por sua diversidade e multiplicidade culturais. E a afirmação de nosso engajamento, sem retorno, em diálogo permanente com a sociedade e os agentes culturais que a reinventam a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>